TOPÁZIO

A Topázio é propriedade da Ferreira Marques & Irmão, uma empresa com tradição na arte de trabalhar o ouro e a prata, fundada em 1874 na histórica cidade do Porto, por Manuel José Ferreira Marques.

Todo este saber e cuidado no trabalho manual de materiais nobres, começou pela fundição de um fio de ouro há 140 anos, pelas mãos do próprio Manuel José Ferreira Marques.

Aproveitando todo o conhecimento no trabalho manual adquirido pelo desenvolvimento de peças de ouro, a Topázio começou a trabalhar as primeiras peças de prata na década de 20. Mas só na década de 30 é que se procedeu ao registo de peças exclusivas, tanto de ouro como de prata.
Em 1930 falece Manuel José Ferreira Marques com a longevidade dos 73 anos.

A postura e vida que levou ficaram reflectidas no legado de valores que o fundador implementou, e que ainda hoje são praticados e vividos no seio da empresa.

Em 1934 é criada a marca Topázio como forma de apresentar os novos desenhos da empresa e de modernizar os processos de produção, mas foram as filigranas que mereceram especial atenção. Apesar de serem desenhos clássicos, alguns já com dezenas de anos, esta categoria de produtos empurrou a marca Topázio para a fama.
A Topázio já era uma conceituada marca de obras de ourivesaria artesanal a nível nacional, mas na década de 60 apresenta-se, pela primeira vez, a nível internacional na Feira de Hannover começando a marcar a sua posição como verdadeiro crafstman da prata a nível mundial.

O valor da prata como matéria-prima atingiu valores extremos durante a década de 70, dando início a uma nova fase da Topázio. Alocando o conhecimento de quase um século na produção e arte de peças em ouro e prata, foi possível oferecer ao mercado uma solução mais económica: o banho de prata.

As peças Topázio são sinónimo de bom gosto e tradição, sendo um bastião da marca um pouco por todo o mundo, visto que é a marca de eleição do Ministério dos Negócios Estrangeiros, estando presente em todas as embaixadas de Portugal. Também a nível nacional a Topázio deixa o seu cunho uma vez que integra o Protocolo de Estado em todas as recepções oficiais.
Aliando um elevado sentido de detalhe e perfeição, combinado com um profundo e antigo ‘savoir-faire’, transmitido de geração em geração, garante a produção de uma peça de arte do mais fino e digno recorte.

Existe uma intemporalidade espelhada em cada peça, que toca especialmente a quem, a arte, o prestígio e o trabalho bem realizado, têm um significado muito importante. Quem ostenta uma peça Topázio, não possui apenas um objecto, mas todas as suas memórias.

Só com um constante trabalho de excelência e investindo no design das peças, é que a TOPÁZIO conseguiu posicionar a marca como líder nos fabricantes Europeus de produtos premium de Prata.

A mostrar todos os 2 resultados